Morre o criador do programa Soul Train

E o time dos mortos vai ficando cada vez mais rico.

Foi encontrado morto, na última quarta-feira, em sua residência, Don Cornelius, o criador do clássico programa musical Soul Train. Aos 75 anos, o produtor, roteirista e apresentador foi baleado em circunstâncias ainda investigadas.

O Soul Train era gravado em Chicago, e foi ao ar de 1971 a 2006. Sucesso absoluto, abria espaço a dançarinos e músicos, difundindo a soul music de forma mundial. Pelo palco do programa foram lançados grandes nomes da soul music, onde estiveram, entre outros, Sly & The Family Stone e, nada mais, nada menos, The Hardest Working Man in Show Business, James Brown. Em determinados momentos, dezenas de dançarinos postavam-se em duas fileiras, voltados ao meio, alternando-se, individualmente ou em grupos, a dançar pelo corredor formado. Cada um dançava à sua maneira, de forma totalmente livre, de modo inovador para os padrões de então. Era o famoso Soul Train Line, ou, como chamado por aqui, o “Corredor Soul Train”, ficando famoso sob diversas músicas, sendo muito praticado e adorado pelos fiéis frequentadores da VooDoo, uma introdução do mestre e maior dançarino de soul do Brasil, PC Capoeira.

Alguns artistas ligados à música black se pronunciaram lamentando a perda de Cornelius, como Quincy Jones, dizendo-se “profundamente triste” e afirmando que “Antes da MTV existiu o ‘Soul Train’, que será o maior legado de Don Cornelius. Suas contribuições para a televisão, a música e a nossa cultura jamais serão igualadas.”

Num acaso do destino (para o nosso âmbito local), sua morte ocorreu no dia do último Bonde VooDoo no Ocidente. Obviamente, em moldes de homenagem, o Soul Train esteve presente não só na pista, mas no telão, exibindo alguns videos do histórico programa.

Confere aqui uma demonstração, e navega no site http://soultrain.com/ pra saber mais um pouco dessa história.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s