Bootsy Collins, 60 anos

Ontem, 26 de outubro, o grande baixista e músico do funk 70’s, William “Bootsy” Collins, que afora sua virtuosa carreira solo integrou nada mais, nada menos, que The J.B.’s e Parliament Funkadelic, chegou aos sessentinha!

Um dos maiores nomes da história do funk, Bootsy começou cedo, e parece não querer parar. Em 1968, junto com seu irmão Phelps Catfish Collins, fundou os Pacesetters, que posteriormente foi chamada pra ser a banda de apoio de… JAMES BROWN. E foi esse conjunto que passou a ser chamado de J.B.’s. Os originais! A exemplo dos músicos anteriores, surgiram grandes dificuldades de relacionamento com o Mr Dynamite, rompendo o vínculo. Entre outros, gravou clássicos como Sex Machine, Super Bad e Soul Power.

Logo depois foi apresentado a GEORGE CLINTON, líder do Parliament Funkadelic, pra onde foi com alguns dos músicos dos J.B.’s, incluindo seu irmão. Iniciou-se uma época muito produtiva em sua carreira, pois além de integrar ativamente alguns discos do grupo (em seu auge), como o America Eats Its Young (1972), surgiu a ideia da criação de uma banda paralela, a exemplo do que ocorria com todo o conjunto dos músicos liderados e incentivados por Clinton. A Bootsy’s Rubber Band teve Bootsy Collins à frente, com alguns discos fantásticos na segunda metade dos anos 70, sempre com sua baixoleira VIOLENTA. À esquerda, a capa do de estreia, Stretchin Out in Bootsy’s Rubber Band (1976).

Já nos 80’s, em carreira solo, destaca-se o disco The One Giveth, The Count Taketh Away, de 1982. Após um período um pouco sumido dos estúdios e das grandes produções, no final dos anos 80 participou de um clássico da música pop com o grupo Deee-Lite: Groove is in the heart, de 1990.

 

Em 97, o disco Fresh Outta ‘P’ University resgatou seu funk pesado e groovado. De lá pra cá lançou mais alguns discos, sendo o último esse ano, Tha Funk Capital of the World, contando com participações especiais de Samuel L. Jackson, George Clinton, dos rappers Ice Cube e Snoop Dog, do lendário músico Bobby Womack e do seu irmão Catfish Collins, que veio a falecer durante a produção do álbum, ano passado.

Curioso é saber que Bootsy originalmente era guitarrista e tinha em Jimi Hendrix sua grande inspiração. Designado ao baixo nos J.B.’s, tentava transferir seu afã pela virtuose e pelos efeitos no novo instrumento. James Brown, por outro lado, tentava incutir na sua cabeça o chamado “the one”, um ritmo de baixo mais cadenciado, a grande referência do seu soul. Bueno, foi na psicodelia e na loucuragem do Funkadelic que Bootsy se encontrou, posteriormente descarregando tudo na sua Rubber Band. Foi nesse período que criou personagens como o Bootzilla, vestiu fantasias extravagantes, e passou a utilizar o baixo em forma de estrela (space bass), tornando-a seu símbolo nas roupas, chapéus e óculos. Tem em Larry Graham, baixista do Sly & the Family Stone, criador do slap (técnica de baixo diferenciada, tocando com o polegar, num groove pesadíssimo), outra grande influência.

Bootsy chega aos 60 anos em grande forma. Nos últimos anos já ensinou música de forma voluntária e criou a Bootsy Collins Foundation.

Finalizando a homenagem ao peso pesado do funk, confere aqui esse belo tema, bastante recente, gravado com jovens músicos da Peterson Brothers Band, em prol da sua fundação e do John Lennon Educational Tour Bus, uma organização educativa que visa a prover jovens com música, ensaios, performances e demonstrações através de um estúdio móvel que roda os Estados Unidos no interior de um ônibus.

E tente não sorrir. 😉

 

Saiba mais no AllMusic ou no site oficial do Bootsy Collins.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s