VooDoo no Back2Black Festival (RJ)

Nos dias 26, 27 e 28 de agosto realizou-se, no Rio de Janeiro, a terceira edição do Back2Black, festival dedicado à música e à cultura negra. Junto com o BMW Jazz Festival, a noite black da Virada Cultural de São Paulo e o festival Black na Cena, formou o que parece ser a agenda de grandes eventos do gênero no Brasil neste ano de 2011. Ainda aguardamos as atrações de groove do Rock In Rio, no dia 29 de setembro, mas tendo prestigiado no todo ou em parte todos os demais, podemos dizer que foi um ano de luxo em terras brasileiras.

Grandes patrocinadores, grandes atrações, nomes de peso… Por outro lado, ingressos com valores bastante apimentados. O cenário: a antiga estação férrea Leopoldina, agora dedicada a eventos culturais de tal dimensão. E começamos por aí, a Leopoldina: dentre os inúmeros locais que a cidade do Rio de Janeiro dispõe para a realização de eventos deste porte, definitivamente a Leopoldina é um dos mais bacanas. O antigo prédio da estação, estendido no fundo através das antigas plataformas de embarque e desembarque, onde ainda hoje ficam estacionadas composições que já rodaram pelos inúmeros trilhos que ligavam a capital a municípios da região metropolitana, do Estado e do país, é um espetáculo singular. Os inúmeros eventos já realizados, e também as intervenções espontâneas nos trens, hoje em dia quase completamente grafitados, fazem com que a Leopoldina seja não somente um verdadeiro museu do transporte ferroviário carioca, mas uma grande mostra da arte de rua já produzida naquelas terras. Estivesse a estação mais bem conservada como patrimônio local e certamente ela poderia ser considerada como um dos lugares mais impressionantes para eventos do gênero no país. Fica a dica para os administradores e organizadores da cultura em solo nacional. A cenografia, composta em grande parte por intervenções d’Os Gêmeos, também merece destaque pelo cuidado e criatividade.

No todo, o festival – que também contemplou o dia 30, em São Paulo – foi muito bom. Afora problemas, sejam de ordem técnica ou de produção, além dos preços absurdos cobrados e da desistência surpresa e ainda sem explicação da maior atração, Prince, o saldo é positivo.

A VooDoo esteve lá, e Oster e Dr Caiaffo detalharão o evento aqui pro blog e também pra IpanemaFM (nossos eficientes emissores), no NBlog.

As fotos são do Rafa Rubim.

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s