Fela Kuti na Broadway

“Não foi uma vida qualquer”. Assim inicia a resenha do Globo sobre “FELA!”, a montagem da Broadway acerca da vida de Olufela Olusegun Oludotun Ransome-Kuti, ou apenas Fela Kuti. E de fato não foi.

Nascido em Abeokuta, Nigeria, a 15 de outubro de 1938, foi multiinstrumentista e ativista político por excelência; tornou-se lenda. Nascido em família de classe média e em berço revolucionário (pra se ter ideia, sua mãe, feminista atuante, foi a primeira mulher a dirigir um automóvel no país) esteve sempre envolto em polêmicas. Detido incontáveis vezes pelo exército nigeriano, poligâmico (teve 27 esposas), morreu de AIDS em agosto de 1997 – dava declarações contra o uso de preservativo.

Fela Kuti dedicou a vida ao enfrentamento militar e à reinvenção da música, fazendo dela sua arma de protesto. Viveu também em Londres e nos Estados Unidos, bebendo do funk e do jazz, com os quais somou a música africana, sendo o pioneiro do Afrobeat, como ficou conhecida essa mistura quente e rica em ritmos.

Partindo daí, doze anos após sua morte, só poderíamos esperar uma produção à luz da revolução trazida pelo maior astro nigeriano na música. Considerando as críticas recebidas por setores de peso da imprensa como USA Today e Time, elegendo-a uma das melhores montagens do ano e melhor musical do ano, devemos crer que sim. A peça reproduz um clube (Afrika Shrine) onde Fela tocou por noites e mais noites com suas bandas (a mais famosa ficou conhecida como Africa 70), e já virou sensação de público e crítica.

A homenagem da VooDoo a esse gênio da música mundial pode ser vista em nosso logotipo. Seu olhar visionário nos brindou com fusões inebriantes de danças e ritmos irresistíveis, explorando o corpo e toda a sua musicalidade, ao som de instrumentos impecavelmente executados.

A sessão Videos VooDoo tem videos e músicas do Fela Kuti. Confere e curte!

Informações sobre o espetáculo: http://www.felaonbroadway.com/

Fontes:

http://www.allmusic.com/cg/amg.dll?p=amg&sql=11:0cftxqq5ld6e

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fela_Kuti

________________________________________________________

Anúncios

3 Comentários

  1. acho que a produção do espetáculo é do Jay-Z e do Will Smith; podia ter uma versão Brasileira da peça tb…big up Fela’s lovers!

  2. Vou mandar um e-mail para o poaemcena@poaemcena.com.br dando a sugestão de trazer essa peça pra cá, ia ser foda!!!

    Não sabia que a produção era deles.

  3. […] a precursora dessa onda afrobeat revival, inclusive tendo participação na criação do musical FELA, da Broadway. Confere uma entrevista do trompetista Jordan McLean ao blog Radiola Urbana e já fica sabendo […]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s